domingo, 26 de julho de 2009

sei lá.

Quando alguém me diz que "conhece tal pessoa" fico pensando, O que é conhecer alguém? Conhecer(latim:cognosco, grego:γνωρίζω) é tanto conhecer, mesmo, como reconhecer. Também é compreender, saber sentido, saber; este ultimo é muito importante, pois é o saber daquilo além do visível. Quando conhecemos ficamos só no superficial, principalmente hoje em dia. Sabemos os gostos, os gestos, as opiniões, etc. Tudo isso é superficial, aquilo que mais pode ser superficial. A opinião é superficial, pois ela não consegue ser um fim, e sim só uma leitura da profundeza pela superfície.
Pode se conviver anos com alguém e nem ao menos conhecer. E mesmo mantendo diálogos, trocas de ideias e tudo mais, ainda assim pode não ter o conhecimento. Conhecimento: o resultado do Conhecer.
Pros gregos antigos(to 'saudosista' hoje, hahaha), principalmente os platónicos, o conhecer é algo além de opiniões, além do sensível. Conhecer é a cognoscibilidade em ato, ir ao mundo inteligível por essa porta. Ok, chega de copiar e colar as informações que aprendi.
Agora vejo a parte interessante, todos nós não conhecemos ninguém, porque não nos deixamos ser conhecidos. Mascaras! Carapaças! Armaduras! Vivemos cheio delas. Está mais para uma conversa agora entre filosofia e psicologia.

A Palavra que usamos para dar conhecimento e tentar fazer os outros conhecer o que conhecemos(hahaha) é falível. Aliás, tudo pode ter uma forma em ser falível ao ser passado de um ponto ao outro. Esse é o conceito de entropia que ocorre na física, que é a deriva de tudo a algum caos que for, a alguma entropia. E enquanto eu escrevo, quanto mais eu falo, mas essas palavras passam pela entropia e caem no provável fracasso. A palavra serve de condutor, de caminho para transferencia de informações e conhecimento, mas como na física, ocorre a perda de energia no processo, é visível na convivência do ser humano essa perda de informações e conhecimento no processo de passagem.
Aparentemente, é um fim em si mesmo isso; explicar algo que explica o como não é possível se explicar nada. Mas ainda há algo faltando... só não sei o que é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diga seu comentário, tresvario, discurso, opinião ou reclamação que for.