Vertigem, essa palavra acompanha minha mente por esses dias.
vertigem
vertigem
1. Vágado, tontura da cabeça; delíquio.
2. Fig. Tentação súbita; acto!atoirreflectido!irrefletido, súbito e irresistível pela sua própria força e instantaneidade.
3. Capricho, fantasia, desejo irresistível.
fonte: http://www.priberam.pt/DLPO/
fonte: http://www.priberam.pt/DLPO/
E ela representa nos seus três significados o que eu consegui passar em conjunto. Foi uma espécie de tontura física, quanto um capricho, próximo a um devaneio, que eu tive!
Sou muito extremista e babaca as vezes, isso eu sei, não discordo e quem discorda de mim agora eu nego e assumo: sou um extremista babaca as vezes!
Mas como todos podem ser em algum aspecto de sua vida extremistas babacas! Em algum momento podemos ser, em relação a política, futebol, jogando poker, com seus sentimentos, enfim.
Mas... O que é esse extremismo babaca? Ou melhor, por que esse extremismo babaca?
Se deixar levar pelas emoções nos afasta da razão do mesmo modo que ser racional nos excessos e deixar a emoção de lado é pior ainda!
Mas, pulando prum ponto de minha psicologia fajuta, embasada em e-books resumidos da internet, o Ser Humano é um emotivo, para mim até o mais profundo racional é emotivo. Porque quando, com mais veemencia ele crê e defende o que fala, mais ele se torna chato, mais extremista ele é.
Não conheci uma pessoa totalmente racional, pelo menos na aparência pode ser, mas no fundo, sua emoção estava travestida e velada com seu discurso demagogo e cheio de si! A emoção era exalada de cada palavrinha, de cada letrinha do discurso. Bah!
Mas não estou aqui a defender alguém que seja totalmente racional, se for assim é um outro babaca! Extremo!
Emoção, razão, pensar, pensar, pensar, até a cabeça começar a entrar em colapso... Hm! Não, e nossa amiga consciência? Não a consciência moralista e ditadora, mas a consciência vinda como intuição ou raciocínio lógico? Aquela que sempre falamos quando fizemos alguma cagada: "devia ter seguido esse caminho!". Caminho! A consciência é uma guia pelo caminho da vida, não que seja um só, no singular, mas algo como nosso karma, destino, nos impulsionará por um caminho 'tal'... E ai, todos caminhos levam a Roma. Alguns são piores, outros melhores, uns você caminha com poucas coisas, só o necessário, carregando só os instrumentos necessários, e encontra bosque, campinas, etc, tudo belíssimo; prazerosa foi a viagem. Em outros você terá que atravessar uma xarrete com 20 cavalos, um carregamento de toneladas de bugigangas por um abismo. Cansativo, feio, onde o caminho só tem coisas mortas. Animador, não? Mas na nossa vida, as vezes estamos nos bosques, as vezes nos abismos.
Atualmente estou passando por um abismo, mas minha imaginação faz dele um bosque, tem hora que uma pedra cai na minha cabeça me mostra a realidade, conheço bem a realidade, mas é melhor fazer tudo isso da forma menos dolorosa: sendo um bosque!
Eu posso intervir em algo para mudar o futuro, escolher ir pelo bosque, do que pelo abismo; mas terá momentos sem escolha, sem podermos intervir, um caminho sem volta que é isso ou a desistência. Então, somos pessoas a deriva de qualquer coisa desse jeito. Mas tudo que vier será lucro...
[Pausa para almoçar!]
Alimentado, porém perdi a linha do raciocínio.
E percebi uma regra de conduta, a única provavelmente, que irei seguir para escrever nesse blog: escreverei todas minhas ideias, mas poucas opiniões. Sou péssimo pra opinar, e as vezes, elas são ácidas. Mesmo porque minha vida é um livro aberto, mas cheio de mistérios e metáforas em suas palavras. Poucos lêem completamente, pouquíssimos compreendem uma parcela. Não que eu seja, "oh! garoto cheio de mistérios e conhecimentos divinos!", mas todos somos assim, poucos percebem.
Eu tenho visto em meus estudos, como tudo leva a uma ideia primordial da existência. Teimamos em explicar coisas mais superficiais e aparentes, mas tudo leva a conceitos primordiais de crenças, do Ser, da humanidade, da natureza...
Mas teimamos em falar dos Nazistas ao Iluminismo, do Feminismo ao Desconstrucionismo, do Mito da Caverna aos Perpétuos de Sandman, do filme da sessão da tarde e a guerra do vietnã. Para mim, acontecem? sim. Tem relevância? Sei lá. São superficiais, buscamos na superfície do mar a existência de seres marinhos das profundezas. Teimamos em filosofar e achar que só uma andorinha não fará verão! Com certeza não fará... Mas pode ser a andorinha agitadora que chamará todas outras andorinhas a fazerem um super-luau de verão em pleno inverno. hahaha.
Mas sempre nos encontramos limitados, presos em amarras sociais... Nascemos assim, vivemos assim, permanecemos assim... Morreremos assim???
Como isso? E toda a filosofia, todos pensamentos, etc,etc,etc, blablabla... Cade eles nessas horas?
"Ah, não podemos fazer muita coisa, está muito ligado na nossa cultura, no nosso dia-a-dia e mais, não quero meter meu rabinho no meio do fogo-cruzado!" Bah!! Tomar no cu você!
Não é revolta! é sinceridade. Sabemos e vemos tudo que está acontecendo e simplesmente cruzamos o braço e dizemos autoritariamente: "Quem vai fazer alguma coisa nessa merda??"
Bah! Bah.. Bah!!
Sabemos reclamar com nossos pais, com nossos amigos, com nossos chefes, pessoas que fazem coisas mínimas de ruim para nós. Mas para as pessoas que nos fazem e tratam a nós como escravos só reclamamos na fila do ónibus sobre a tarifa estar alta, só criamos comunidades de protesto no Orkut, só ficamos falando "Esse Brasil, esse mundo tá uma merda!". Concordo, tá mesmo, e quem ajuda a piorar somos nós. Não eles. Eles só seguem algo karmico da filha-da-putagem deles, algo que viu que é possível? Então vamos fazer uma festa!!
Sei lá, estou aqui paradoxalmente só falando, falando, falando... E uma andorinha não faz verão!
Mas eu quero fazer uma festa! E estamos em pleno inverno!!
ósculos para todas, amplexos para todos!
To te mandando várias frases suas pra você mesmo no msn agora, comentando sobre elas.
ResponderExcluiracredito muito nisso.
já tive várias opiniões sobre o mundo e a revolta dele e o que fazer sobre ele... muitas vezes eu acredito que uma pessoa não faz o mundo mudar e sim todos do mundo unidos [como acredito eu, que deveria ser] mas todos pensam diferentes, muita gente que eu conheço gostariam que o mundo mudasse... só que a mudança que cada um quer é diferente.
esse é o problema, as pessoas querem coisas diferentes, mesmo que seja sobre a mesma coisa. isso pode até confundir.
é complicado.
pra mim existe dois mundos, o seu e o de todos e pra mudar o de todos tempos que viver e entender o nosso primeiro.
são tantas coisas que eu penso e que se rebatem as vezes, que eu fico muito confusa... mas to tentando descobrir o meu mundo :)
e apesar das diferenças do ser humano, acredito em muitas coisas que você diz e expressa.
Gio. essi-dois pra você meu grande garoto. :*
Ok, então vamos dar um festa : D realmente a melhor maneira e simplesmente mudar as coisas, uhu dificil eu sei ^^ Mas ficar de braços cruzados nao da neh ??^^ Mesmo que seja simples, e tlves sem efeito muitas vezes as mudanças tem q começar das coisas mais simples e fazendo sua parte melhorando sua própria vida mudando a si mesmo derepente assim vai poder tbm mudar as pessoas pelo menos conquistar seu execíto ^^, nao sei se e possivel conquistar grandes ocisas assim , mas tenha certezaque pelo menos vaiconseguir mudar um mundo o seu mundo ^^ mesmo que uma andorinha nao fassa verao algo vai ter sido bom nao pelo meos nao eh ? e talvez nessa tentativa consiga mudar algo um poko mais q isso alem de seu mudo^^ BOm é so meio confuso e ruimtbm para expressar ideias so espero q fassa algum sentido^^e é realmente mtas vezes dependemos dos sentimentos para converser as pessoas de algumas coisas... as vezes se realmente ele for bom isso pode tornar essa coisa boa ou ruim ... meio dificil de explicar aoskpskopaokps ^~ ou tlves so nao fassa muito sentido ^^ mas como vc disse existem varios caminhos para chegar a algum lugar tlves nao seja ruim , oo q alguem cita tlves ate certo e de certo, mas o que vai realmente fazer ele ser dep ensamento bom o mais o menos o de ideia ruim seja o sentimento q ela usa para expressar essa ideia ^~ acho q e isso nao sei se faz muito sentido, bom mas ótimo topico ^^
ResponderExcluir